Pages

sábado, 19 de novembro de 2011

CONECTIVIDADE SOCIAL ICP - CERTIFICADOS DIGITAIS

O novo Conectividade Social ICP já está no ar com todas as funções necessárias para o relacionamento com o FGTS. Mas a versão anterior, com o certificado diferente do padrão ICP, só vai valer até o dia 31/12/2011.
Depois dessa data, as transações eletrônicas só vão poder ser efetuadas pelo canal com ICP.
O acesso ao canal, a partir de 1º/01/2012, passará a exigir o Certificado Digital de padrão ICP - Brasil: uma cadeia de órgãos, entidades e normas que define as características e funcionalidades do documento eletrônico.
O custo do Certificado Digital de padrão ICP varia de acordo com a empresa certificadora, com o nível de segurança oferecido e do tipo de portabilidade. Deve-se consultar os sítios de cada Autoridade Certificadora para obter os preços.

São necessários 5 passos para a solicitação e ter o Certificado Digital ICP:
   
1. Primeiro, deve escolher uma Autoridade Certificadora (AC) da ICP Brasil.
A lista está disponível no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), poderá conferir toda a estrutura detalhada da certificação ICP.
 
2. No próprio portal da Autoridade Certificadora escolhida, poderá solicitar o Certificado Digital preenchendo os formulários.
3. Após a solicitação, deverá ir pessoalmente a uma AC ou Autoridade de Registro (AR), empresa filiada à Autoridade Certificadora que confirma a identificação do solicitante.
O objetivo é a validação dos dados que foram preenchidos anteriormente, sendo necessário ligar na AC ou agendar sua visita no site da empresa.
Nesse contato, saberá quais documentos precisará levar. Anote com cuidado e no dia marcado, tenha todos eles em mãos!
4. Com a validação realizada, informe-se na AC ou AR como fazer a instalação do certificado digital e da cadeia de certificação − necessária para que o navegador de internet reconheça o Certificado Digital ICP.
5. E quando o certificado digital estiver perto do vencimento, poderá ser renovado eletronicamente, uma única vez, sem a necessidade de uma nova validação presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário