Pages

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"FALAR MAL" DE EX-FUNCIONÁRIO PODERÁ CONFIGURAR CRIME.

O fornecimento de informações desabonadoras em relação a ex-empregado, bem como a divulgação de detalhes sobre reclamação trabalhista por ele ajuizada, são condutas vedadas ao empregador.
Assim, uma empresa de empreendimento assinou Termo de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público do Trabalho no RN se abstendo de fornecer informações desabonadoras de conduta de ex-empregados, bem como de comunicar, em consulta sobre qualquer um deles, o fato de terem ou não ingressado com ação trabalhista perante a Justiça do Trabalho, sob pena de multa no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

A Procuradora do Trabalho Ileana Neiva esclarece que o fornecimento de informações desabonadoras desrespeita os direitos de personalidade do trabalhador e pode constituir crime de calúnia, difamação ou injurídia, que são crimes contra a honra previstos no Código Penal.

“O trabalhador que tem seu nome vinculado a conduta desabonadora, dificilmente conseguirá novo emprego, sofrendo danos pessoais e familiares. O emprego contribui para condição de dignidade do ser humano, privá-lo do acesso ao trabalho digno, através da prestação de informações desabonadoras, certamente causará danos morais e financeiros ao trabalhador, prejudicando o sustento familiar por tempo indeterminado, pois a memória deste mau registro tende a se perpetuar no mercado de trabalho”, sustenta Ileana Neiva.

Da mesma forma, o empregador não pode prestar informações referentes ao ajuizamento de reclamações trabalhistas pelo ex-empregado, uma vez que tal comportamento, além de prejudicar o trabalhador na aquisição de novo vínculo trabalhista, também prejudicará o direito de acesso ao Judiciário, pois temendo represálias, o trabalhador certamente evitará procurar o Poder Judiciário, caso seus direitos trabalhistas sejam desrespeitados.

A Procuradora do Trabalho registra que a legislação trabalhista proíbe qualquer anotação desabonadora na Carteira de Trabalho do empregado. Tal regra deve ser interpretada extensivamente, de forma que qualquer registro desabonador é proibido por lei, sob pena do empregador responder pelos danos morais e materiais causados . 

10 comentários:

  1. ola ,sou Arismar tenho duvida pq estava sendo contratado por uma empresa
    a empresa entro em contato com a outra ,,min descrimino agora estou desempregado,em vestir tudo nessa vaga agora num sei oque faço

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite. Eu fiz uma entrevista de emprego e passei, a empreza me deu a relação de documentos
    chegando o dia de levar a relação de documentos a empreza desistu de me contratar
    oque pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O código Processual Civil, diz que: se há a possibilidade de chance, ou seja se você preencher todos requisitos e até a mais solicitados pela empresa esta não poderá deixar de contratá-la além do que se você já fez exames e só foi levar os documentos você já possuía um vínculo com a empresa ... precisa dar uma pesquisada, mas acredito que vc deveria estar trabalhando na empresa, converse com algum adv. trabalhista sem compromisso ... Sucesso ...

      Excluir
  3. Olá trabalhei numa empresa durante 2 anos e meio e sai depois de dois mês voltei mas trabalhando direto na casa do dono da empresa por 2 ano e 8 mês só q pedi p ser mandado embora agora a dona da casa fala mal de mim acha certo isso pois acredito q já era p eu está trabalhando de novo e estou desempregada dou o n dela e ela fala mal de mim sendo q sempre respeito e gostava muito deles e fazia tudo certinho só por causa de chega atrasada as vês ela fala de mim mas sempre sai depois do meu horário primeiro acho q tem q vem p depois fala me revolta

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa noite. Caso o ocorrido esteja lhe causando algum constrangimento, tais como: dar referências profissionais que desabonem a sua pessoa, ou algo que cause prejuízos a você, a lei é bem clara e a jurisprudência mostra isso, a iniciativa de acionar judicialmente seu ex empregador é um direito seu, claro que deve-se provar as denúncias, indicando testemunhas que presenciaram o ocorrido.

    “O trabalhador faz jus à reparação por danos morais quando seu ex-empregador, excedendo os limites de simples referências relacionadas à prestação de serviços, divulga aspectos de sua personalidade, propagando informação genérica lesiva a sua honra e imagem”

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Olá, trabalhei em uma empresa e ao ser dispensada acionei a justiça do trabalho, solicitando equiparação salarial, agora já faz um ano e sou reprovada em processos seletivos porque a empresa passa essa informação para os recrutadores... Posso entrar com uma ação nas pequenas causas? Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Olá, trabalhei em uma empresa e ao ser dispensada acionei a justiça do trabalho, solicitando equiparação salarial, agora já faz um ano e sou reprovada em processos seletivos porque a empresa passa essa informação para os recrutadores... Posso entrar com uma ação nas pequenas causas? Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Fui mandado embora em outubro de 2016,fui procurar emprego em uma empresa de ônibus e fiquei procurando emprego durante três dias tava quase certo de eu trabalhar nela , não sei que aconteceu que sem mais nem menos falaram que não pegariam mais ex funcionários , acontece que eu estava conversando com um ex colega dá Minha antiga empresa e ele estava entrando na nessa empresa , e agora o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  8. Olá eu passei por uma audiência de acerto no ministério do trabalho em 2016,por motivos da naoentrenãoda minha carteira de trabalho,hoje a proprietária da empresa na qual eu entrei com pedido de acerto no ministério do trabalho,comunicou a minha atua patroa (que a dois dias eu estou trabalhando)que se não tivesse me registrado era pra correr e registrar logo por que eu ia colocar na justiça, só fiquei sabendo essa informação por causa dos meus patrapter me comunicado o ocorrido,e reletaram que iria ficar uma situação complicada e se eu tinha ideia de colocar eles na justiça futuramente, me senti ofendida e me senti prejudicada com essa informação,e no dia da audiência a juíza declarou que nem eu nem a empresa poderíamos falar mal um do outro,e agora o que eu facf, procuro meus direitos,ou vou ao ministério do trabalho e informo o que aconteceu,pois ela nao cumpriu com o pedido da juíza durante a audiência ,o que eu faço,por favor preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  9. Trabalhei numa empresa ao sair acho que ele colocou uma anotação ou acho que e codigo que ao fazer outras entrevista eles olham os último registo e desisti de mim contratar ,se isso é possível colocar algum código na ctps para prejudicar o funcionario qual seria esse código?

    ResponderExcluir