Pages

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A relação com o representante Sindical.


O sindicato é quem representa os trabalhadores em todos os assuntos referentes a salários, horas e condições de trabalho. 
Mas como "lidar" com um diretor de Sindicato.

1. Compreenda a sua função:

Ele tem uma posição oficial e importante. Ele é o porta-voz dos Trabalhadores. Faz o máximo para obter decisões favoráveis para suas queixas.

2. Não aceite reclamações:

Ouça todas as reclamações de seus colaboradores e faça o máximo para resolvê-las se puder. Mas não admita que uma queixa entre no processo formal a não ser que esteja dentro da definição do contrato quanto ao que será aceito como queixa formal.

3. Limita-se aos fatos:

Não deixe que um representante do sindicato lhe pegue em cilada para envolvê-los em argumentos contraditórios. 

4. Crie um relacionamento de respeito mútuo entre você e o representante sindical:

Faz-se isto tomando decisões firmes, justas e uniformes. Você não pode tornar  representante sindical seu sócio. Nem você o ganha fazendo-lhe favores. Entretanto, se ganhar o respeito dele pela sua integridade e a confiança dele na sua imparcialidade, você criou o tipo de relacionamento que torna mais fácil o ajustamento das queixas.

5. Seja verdadeiro e confiável:

É importante saber que nunca é uma boa tática ser um representante da empresa que usa da arrogância e prepotência ao lidar com os trabalhadores ou Sindicato, algumas vezes podemos precisar da  compreensão do outro lado, vivenciei situações de um certo "encarregado de RH" que para não  perder o emprego, praticamente se viu de joelhos diante do Sindicato dos Trabalhadores, a fim de conseguir alguns "favores". Situações como essa nos faz sempre refletir em ser o mais coerente e profissional possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário