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segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como Diminuir O Risco De Ações Trabalhistas

As empresas estão cada dia mais enfrentando processos trabalhistas movidos por ex-funcionários insatisfeitos. Será que esses funcionários ficaram insatisfeitos depois que saíram da empresa? A resposta muitas vezes é um não. Entre a classe trabalhadora existe a cultura de que se forem demitidos, devem ir "buscar seus direitos", mesmo, algumas vezes, não sabendo quais são esses direitos. Esse tipo de cultura tende a diminuir em empresas cujas filosofias vão ao encontro dos interesses dos trabalhadores e cujas atividades e políticas de relação trabalhista são transparentes fazendo com que haja sinergia entre empresa e funcionário. A diminuição do número de processos trabalhistas passa pela redução do quadro de insatisfação de funcionários com as políticas de recursos humanos adotadas pela empresa. Existem três pontos que são fundamentais para o bem-estar entre a empresa e seus funcionários. São eles:

TRANSPARÊNCIA NAS RELAÇÕES

Demitir um funcionário que tem baixa produtividade com a desculpa de que a empresa está "mal das pernas" ou que foi uma decisão da matriz, pode não ser a decisão mais inteligente. Se ele já apresentava problemas de produtividade desde o primeiro dia de emprego, então o problema está na seleção do candidato. Se ele apresentou baixa produtividade apenas em um período de tempo e não teve chances de melhoria, a causa está na liderança. Mas se ele recebeu ajuda da liderança para melhorar e não quis ou não aproveitou a chance, essa é a hora da transparência nas relações quando se deve explicar exatamente o porquê de ele estar sendo demitido.

VALORIZAÇÃO DO RECURSO HUMANO

Se você acha que valorização do funcionário é um bom salário e um "tapinha" nas costas de vez em quando, é bom rever alguns conceitos sobre o tema. A valorização do recurso humano é o reconhecimento das ações do empregado. Essa valorização passa por investimentos em treinamentos e programas específicos onde a cultura do elogio e o reconhecimento passa a ser mais importante e mais eficientes que a da repreensão.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Treinamento e desenvolvimento valorizam e motivam os funcionários. O funcionário se sente importante, reconhecido, sente que a empresa está investida nele. E isso é importante, pois ganha a empresa e ganha o funcionário.
Gustavo Andrade
Sócio diretor da Training Performance, empresa de treinamento e consultoria nas áreas de vendas, marketing e recursos humanos.

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