Pages

domingo, 3 de julho de 2011

A empresa o funcionário e a portaria 1510.

O que vai mudar na vida da empresa e do trabalhador a partir de setembro/2011?
Com a portaria de agosto de 2009 e que começa efetivamente a ser seguida pelas empresas em setembro de 2011, certamente será um divisor de águas. Como sabemos em se tratando de  reclamação trabalhista, cerca de 80% delas se diz respeito a horas extras que o empregador ou não paga ou paga de forma incorreta, levando o descontentamento do funcionário. 
A impossibilidade agora de "acertar", o ponto que o funcionário efetivamente fez, deixando o horário não como foi a realidade trabalhada, mas como deveria ser, essa prática não poderá mais ser feita, o que é uma ótima para o trabalhador, e um fato preocupante para a empresa que não agia corretamente com seu funcionário.
Acredito que uma forma inteligente de gerenciamento de pessoal, uma equipe operacional conciente de seus direitos e deveres, tudo poderá correr de uma forma sensata e sem maiores problemas.
Vale a pena também comentar, que o que tem deixado alguns profissionais de RH, carecas é a certeza que a empresa terá de agir sempre dentro da lei, respeitando os direitos do trabalhador, pelo menos em relação ao horário trabalhado, pagar corretamente horas extras por ventura feitas, folgas trabalhadas, feriados, arcar corretamente com essa margem maior de tributação sobre o salário.
Esperamos também que os Sindicatos dos Trabalhadores, sejam atuante e cobrem qualquer irregularidade, sem "peleguismo", lembrando sempre a sua finalidade, " saber ouvir e trabalhar pela sua categoria ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário